O que fazemos

O COA Brasil (Clube de Observação de Aves do Brasil) é, ao mesmo tempo, um grupo de observadores de aves com suas atividades inerentes à prática, como também é uma força coletiva comprometida com os desafios que o meio ambiente enfrenta (e seguirá enfrentando).

Acreditamos que todos, mesmo com ações individuais, podem contribuir com a melhoria de tudo que nos cerca, e acreditamos ainda mais no poder da coletividade, na união que, aqui, se dá por um propósito: conservação e recuperação do meio ambiente.

Abaixo listamos tanto as ações regulares do COA Brasil, aquelas que são parte do modus operandi do grupo, como também as ações pontuais (projetos, ações, programas, etc.), mas não menos importantes.

1. Ações regulares (“Modus operandi”)

Passarinhadas entre os membros do COA Brasil

Saídas a campo para observação de aves. Esta é a atividade essencial de um COA, a que une seus membros mais ativamente e a que renova regularmente o interesse pela atividade, além de promover saúde, conhecimento, e sensibilização pelo meio natural e suas formas de vida.

Missões COA Brasil

Forma de estímulo às passarinhadas. São definidas espécies de aves a serem encontradas ao longo das passarinhadas, tanto as passarinhadas formais e agendadas pelo COA, como as passarinhadas individuais dos membros e seus grupos privados. A lógica das Missões COA Brasil é aumentar o entusiasmo para as saídas de campo. Os critérios de seleção das espécies podem variar por raridade, importância ecológica, espécie característica daquele bioma ou região, etc. São definidas espécies diferentes (quando necessário) para cada região do COA Brasil.

Criação de conteúdo

O COA Brasil mantem uma área de conteúdo editorial que abrange a temática da observação de aves e ornitologia em geral, além de relatos de passarinhadas, descobertas, locais para observar aves, etc. Esse conteúdo é gerado via contribuição dos membros do COA.

Estudo ornitológico

Estudo constante, não só como forma de agregar os membros do COA Brasil, como para melhorar as informações em campo sobre espécies, habitats, biomas, comportamentos, etc. Aqui estamos falando tanto de estudos organizados pelo COA oficialmente (estes podem acontecer em vários formatos), como o estudo enquanto prática dos membros individualmente.

2. Ações pontuais

Sensibilização ambiental

Atividades como palestras, ações de apoio em escolas, guiadas, etc. Sempre associadas a projetos sem fins lucrativos e que estimulem a conexão com o meio natural.

Recuperação/preservação ambiental

Ações como recuperação, sinalização e mapeamento de trilhas, mutirões de limpeza em áreas naturais, etc.

Apoio à pesquisa/pesquisadores

Com coleta de dados, fotos, vídeos, apoio em campo, etc. Não só por meio da ciência cidadã (que já cumpre em si mesma um papel muito importante), como também por meio de apoio direto à uma instituição de pesquisa/pesquisador que tenha no COA Brasil um parceiro quanto à coleta de dados de campo.

Obs: Todas as ações são espontâneas, mediante disponibilidade, afinidades, etc. dos membros do COA Brasil.